Horário | Atividade |
---|---|
07:30 – 08:00 | Recepção dos congressistas, credenciamentos e entrega de materiais |
08:00 – 08:30 | Abertura Taís Masruha, Renato Arruda, Marcelo Masruha e Marco A. Arruda |
08:30 – 09:30 | "I Have a dream" Prof. Fernando Capovilla |
09:30 – 10:00 | Da Neurobiologia à Neuropsicologia dos Transtornos da Aprendizagem Profa. Sylvia Ciasca |
10:00 – 10:30 | Intervalo |
10:30 – 11:00 | O que a neuropsicologia da moral e do caráter tem a nos ensinar? Prof. José Neander Silva Abreu |
11:00 – 11:30 | Inclusão escolar no TEA: precisamos conversar sobre isso Prof. Marco A. Arruda |
11:30 – 12:00 | Lançamento da Pós-Graduação em Neurodesenvolvimento e seus Transtornos Prof. Marcelo Masruha |
Horário | Atividade |
---|---|
12:30 – 13:30 | "Não tem eu acho": quais as evidências científicas atuais no tratamento do TEA Profas. Marta R. Clivati e Mariana Soffientini |
Horário | Atividade |
---|---|
14:00 – 18:30 | Transtorno Específico da Aprendizagem Coordenação: Profas. Simone A. Capellini e Natália Rossi |
14:00 – 14:20 | Redes Neurais da Dislexia Profa. Cíntia Alves Salgado Azoni |
14:20 – 14:40 | Subtipos da Dislexia Profa. Giseli Donadon Germano |
14:40 – 15:00 | Fluência de leitura e as implicações das alterações do processamento auditivo e visual Profa. Simone A. Capellini |
15:00 – 15:20 | Medida de fluência de escrita na Dislexia Profa. Monique Herrera Cardoso |
15:20 – 15:40 | Programas estruturados de intervenção para escolares com Dislexia Profa. Simone A. Capellini |
15:40 – 16:00 | Processos de leitura e Dislexia em jovens e adultos Profa. Adriana Marques de Oliveira |
16:00 – 16:30 | Intervalo e interação |
16:30 – 16:50 | Crianças de risco para o Transtorno Específico de Aprendizagem Profa. Maria Angela Nogueira Nico |
16:50 – 17:10 | Dificuldades de aprendizagem na matemática: uma proposta de rastreio e intervenção precoce Profa. Fernanda Rocha de Freitas |
17:10 – 17:30 | O papel do processamento fonológico na escrita de numerais: conexões entre dislexia e discalculia Profa. Mariuche Gomides |
17:30 – 17:50 | Discalculia e ansiedade de matemática: desafios e estratégias baseadas em evidências Profa. Sandra Torresi |
17:50 – 18:10 | Impactos das funções executivas no desenvolvimento da linguagem e comunicação social Profa. Natália Rossi |
18:10 – 18:30 | Apraxia de Fala na infância: quando suspeitar e como diagnosticar e tratar? Profa. Elisabete Giusti |
18:30 – 19:00 | Interação |
Horário | Atividade |
---|---|
08:00 – 12:00 | Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) Coordenação: Profs. Luis Augusto Rohde e Marco A. Arruda |
08:00 – 08:30 | Neurodiversidade, TDAH e TEA: onde está o ponto de equilíbrio? Prof. Luis Augusto Rohde |
08:30 – 09:00 | How evidence base can inform our daily clinical decisions in relation to the treatment of ADHD Prof. Samuele Cortese (University of Southampton - Inglaterra) |
09:00 – 09:30 | Let's get serious: what non-pharmacological treatments work for ADHD? Profa. Maggie Sibley (University of Washington – EUA) |
09:30 – 10:00 | O estado da arte no tratamento farmacológico do TDAH: psicoestimulantes vs ou plus não psicoestimulantes? Prof. Arthur Caye |
10:00 – 10:30 | Intervalo |
10:30 – 11:00 | Comorbidity between ADHD and physical conditions Prof. Samuele Cortese (University of Southampton - Inglaterra) |
11:00 – 11:20 | Desafios diagnósticos no TDAH: comorbidade vs. diagnóstico diferencial com T. Ansiedade Generalizada, T. Humor Bipolar e T. Espectro Autista de alto funcionamento Prof. Eugênio Grevet |
11:20 – 11:40 | Individualização do tratamento farmacológico em TDAH: por que fazer e como implementar? Prof. Luis Augusto Rohde |
11:40 – 12:00 | Interação |
Horário | Atividade |
---|---|
12:30 – 13:30 | Coordenação: Prof. Renato Arruda Parent-teen therapy for executive function deficits and ADHD: building skills and motivation Terapia pais-adolescentes para déficits de função executiva e TDAH: construindo habilidades e motivação Profa. Maggie Sibley (University of Washington – EUA) |
12:30 – 13:30 | Simpósio Satélite TAKEDA Restrito a médicos – conforme ANVISA |
Horário | Atividade |
---|---|
14:00 – 18:30 | TDAH, Perfis de Apego e Resiliência Coordenação: Profs. Renato Arruda e Marco A. Arruda |
14:00 – 14:20 | A Cognição Social no TDAH Prof. Tiago Figueiredo |
14:20 – 14:40 | Desafios diagnósticos e terapêuticos do TDAH no adulto Prof. Renato Arruda |
14:40 – 15:30 | Controvérsias em TDAH: TDAH tem cura? Não: Prof. Rubens Wajnsztejn | Sim: Prof. Marco A. Arruda |
15:30 – 16:00 | Neurocircuito com o Prof. Luis Augusto Rohde Com a participação da Profa. Iane Kestelman e dos Profs. Eugênio Grevet, Arthur Caye, Rubens Wajnsztejn, Renato Arruda e Marco A. Arruda |
16:00 – 16:30 | Intervalo e interação |
16:30 – 16:50 | Importância da rede de modo padrão no neurodesenvolvimento e seus transtornos Prof. Julio Santos |
16:50 – 17:10 | Attachment profiles in Neurodevelopmental Disorders Perfis de apego nos Transtornos do Neurodesenvolvimento Prof. Vincenzo Guidetti |
17:10 – 17:30 | Perfis de apego e seus desfechos na infância e adultidade Prof. Ricardo Krause |
17:30 – 18:00 | Resilience and vulnerability in adolescents: an alarming sign Resiliência e vulnerabilidade em adolescentes: um sinal alarmante Prof. Vincenzo Guidetti |
18:00 – 18:30 | Interação |
Horário | Atividade |
---|---|
08:00 – 12:00 | Transtorno do Espectro Autista (TEA) Coordenação: Profs. Vitor Haase e Marcelo Masruha |
08:00 – 08:20 | Desenvolvimento da Cognição Social Prof. Tiago Figueiredo |
08:20 – 08:40 | Cognição Social no TEA Profa. Tatiana Mecca |
08:40 – 09:00 | TEA: epidemiologia clínica, neurobiologia e neuropsicologia Prof. Vitor Haase |
09:00 – 09:20 | Mecanismos genéticos e epigenéticos no TEA e a busca urgente por fatores ambientais Profa. Maria Raquel Carvalho |
09:20 – 09:40 | Do relato às evidências de TEA: como conduzir a entrevista diagnóstica através da observação comportamental? Profa. Maria Elisa G. Fonseca |
09:40 – 10:00 | Mini-TEA: um novo instrumento de triagem desenvolvido em população infantil brasileira Prof. Cassiano Forcelini |
10:00 – 10:30 | Intervalo e interação |
10:30 – 10:50 | Crianças autistas envelhecem: desafios no diagnóstico e conduta do TEA no adulto Prof. Renato Arruda |
10:50 – 11:10 | Sistema de hierarquia de dicas: estratégias de ensino que fazem toda a diferença na conquista da autonomia Profa. Maria Elisa G. Fonseca |
11:10 – 11:30 | Abordagem translacional do autismo: a ponte entre o laboratório e o consultório Prof. Rudimar Riesgo |
11:30 – 11:50 | Codificação preditiva no TEA: da explicação dos sintomas até novas perspectivas de intervenção Prof. Vitor Haase |
11:50 – 12:10 | Interação |
Horário | Atividade |
---|---|
12:30 – 13:30 | Acomodações para alunos com TDAH: quem é elegível, como e o que solicitar? Profa. Rochele Paz Fonseca e Prof. Arthur Caye |
Horário | Atividade |
---|---|
14:00 – 18:30 | Personalidade, Altas Habilidades, Neurodesenvolvimento e Neurociência da Educação Coordenação: Profs. Marcelo Masruha e Marco Antônio Arruda |
14:00 – 14:30 | Crianças estranhas? O desenvolvimento da personalidade e seus transtornos Prof. Marcos Leal |
14:30 – 15:20 | Altas Habilidades e/ou Superdotação? Conceitos e avaliação Profa. Rochele Paz Fonseca e Prof. Rauni Jandé Roama-Alves |
15:20 – 15:40 | Transtornos Motores do Desenvolvimento: disgrafia e tiques, o que há de novo? Prof. Marcelo Masruha |
15:40 – 16:00 | Transtorno de Aprendizagem Não Verbal (TANV): entendendo os desafios invisíveis Profa. Rita Thompson |
16:00 – 16:30 | Intervalo e interação |
16:30 – 16:50 | Pesquisa em autismo: avanços, desafios e novas terapias Profa. Cinara Ludvig Gonçalves |
16:50 – 17:10 | Como a Genômica pode impactar a Educação? Prof. Marcelo Aragão |
17:10 – 17:30 | Conectados e desconectados - o impacto das telas no cérebro em desenvolvimento Prof. Marcelo Masruha |
17:30 – 17:50 | Os quatro pilares do aprendizado: a Ciência de uma Educação eficiente Prof. Júlio Santos |
17:50 – 18:10 | Educação, Escolas e Estudantes: para qual lado os sinos dobram? Prof. José Aparecido da Silva |
18:10 – 19:00 | Interação Premiação Dica de Mestre 2025 Encerramento |