Aprender Criança 2024

Dados do Trabalho


Título

GRUPO TERAPÊUTICO COM CRIANÇAS AUTISTAS CLINICA TELESTRAN - LUZILÂNDIA PIAUI

Objetivos

O número crescente de crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista exigi conscientização e implementação de uma abordagem interprofissional no atendimento terapêutico. Diante dessa necessidade surge o estudo sobre terapia em grupo com crianças com Transtorno do Espectro Autista. A escolha por determinado tema de estudo é resultado de vivências e de estudos anteriores referentes ao processo terapêutico de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, assim como, do trabalho realizado junto à clínica privada no desenvolvimento de estratégias de atendimento direcionadas à área terapêutica.

Material e Método

Os sujeitos dessa pesquisa foram cinco crianças com faixa etária de três a seis anos das quais foram diagnosticadas com transtorno do espectro autista e vários suportes diferentes. A análise da pesquisa se fundamenta nos estudos de Agreli, H. L. F. (2017), Brinster, M. I., Brukilacchio, B. H., Fikki-Urbanovsky, A., Shahidullah, J. D., & Ravenscroft, S. (2022), Brown, J., Lewis, L., Ellis, K., Stewart, M., Freeman, T. R., & Kasperski, M. J. (2011). A pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem quantitativa, tendo como método a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Iniciou-se com um mapeamento de estudos concernentes ao tema. Logo após a análise mais específica desses estudos, foi realizado um recorte, onde se buscou identificar, especificamente, o processo evolutivo das crianças nas áreas afins citadas, do qual resultou um total de cinco análises. Na pesquisa de campo foram feitas observações durante as sessões de terapia em grupo no período de seis meses no ano de 2023.

Resultados

Os resultados demonstraram a relevância de atuações entre pares no processo de desenvolvimento das crianças, especialmente no que tange ao desenvolvimento comunicacional, social, afetivo e cognitivo. Tais elementos são aliados à mediação simbólica que podem vir a favorecer o processo de inclusão social e o pertencimento. As análises mostraram que a terapia em grupo é uma ferramenta terapêutica mais eficaz em decorrência do maior desenvolvimento, descantando uma melhora significativa das habilidades da linguagem e na comunicação incluindo o suporte não verbal, a aperfeiçoado a atenção, o foco, a interação social e a redução dos comportamentos problemáticos, como crises de desregulação por contato físico e auditivo

Conclusões e implicações dos resultado

Tais resultados refletem o trabalho interprofissional como um processo dinâmico no qual, as diferentes profissões devem trabalhar de modo integrado para identificar as demandas, construir os planos de intervenção e (re)conhecer os papéis e as responsabilidades dos profissionais da equipe que efetivamente promovam cuidados de saúde e resultados efetivos e eficientes para a criança com autismo

Área

Neurodesenvolvimento e seus Transtornos

Categoria

Terapeuta

Instituições

CLINICA TELESTRAN - Piauí - Brasil

Autores

ANNE KAROLYNE SOARES TELES, CLAUDIO JOSE ALVES DO NASCIMENTO, MARIA APARECIDA SILVA LIRA