Aprender Criança 2024

Dados do Trabalho


Título

ESTIMULAÇAO DA LINGUAGEM NA ROTINA FAMILIAR, EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE LINGUAGEM

Objetivos

O objetivo deste estudo foi caracterizar como se dá a estimulação da linguagem na rotina familiar, em crianças com Transtorno de Linguagem, que recebem atendimento na Clínica de Fonoaudiologia da Universidade do Vale do Itajaí

Material e Método

A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista estruturada, realizada com os pais ou responsáveis das crianças com diagnóstico fechado de Transtorno de Linguagem atendidas na referida instituição

Resultados

Destacam-se os seguintes resultados: é predominantemente a mãe a figura responsável por acompanhar as crianças na terapia fonoaudiologia, grupo de entrevistados com escolaridade abaixo dos níveis do Brasil e Santa Catarina. A mãe e o pai são os familiares mais presentes no processo. Em relação a frequência da estimulação, acontece em alguns momentos do dia, relacionados ao lazer. Os entrevistados referem como dificuldades no processo de estimulação o comportamento das crianças, a falta de tempo e o desconhecimento sobre como estimular. No que se refere aos recursos utilizados, destaca-se que a grande maioria (64,2%) da amostra, cita o uso de vídeos e telas.

Conclusões e implicações dos resultado

Conclui-se que existe a necessidade de aprimorarmos o trabalho de orientação as famílias no que se refere a estimulação da linguagem na sua rotina, para que os resultados terapêuticos e de linguagem infantil sejam mais efetivos.

Área

Transtornos em neurodesenvolvimento

Categoria

Educador

Instituições

Universidade do Vale do Itajaí - Santa Catarina - Brasil

Autores

JULIANA CAMARA BASTOS, ISADORA FRITSCHE