• Categoria: TDAH
  • Escrito por Dra. Adriana L. C. R. Dutra de Oliveira
  • Acessos: 20300

Redefinindo o TDAH - Funções Executivas - Problemas na transição de tarefas

Article Index

PROBLEMAS NA TRANSIÇÃO DE TAREFAS- Talvez você já tenha presenciado a cena. Você anuncia uma atividade e o aluno não quer fazer. Reclama, demora, enrola, se queixa, até que finalmente, ele se engaja. E mais, ele gosta. Então, chega a hora de parar, de mudar para o próximo tópico. Aí o aluno não quer mudar, reclama, demora, enrola, num eterno ciclo vicioso. A mudança de uma atividade para outra, quando comandada por uma terceira pessoa, com outra dimensão de tempo, é muito difícil para a criança com TDAH. Muitas vezes, é causa de explosões descontroladas, que parecem descabidas.

 
 

O QUE PODE SER FEITO:

 

- Tenha sempre o esquema do dia escrito na lousa.

 

- Chame atenção para eventuais mudanças da agenda.

 

- Lembre o aluno quanto tempo falta para cada atividade.

 

- Use sua empatia. Ofereça para o aluno, em fantasia, o que não se pode ter no momento: "seria tão bom se a gente pudesse continuar nesse projeto de ciências o dia todo, não é?"

 

- estabeleça bom contato visual quando for anunciar as transições.

 

 

 

 

Back to top