• Categoria: TDAH
  • Escrito por Dra. Adriana L. C. R. Dutra de Oliveira
  • Acessos: 20302

Redefinindo o TDAH - Funções Executivas - Organização

Article Index

 

ORGANIZAÇÃO - Algumas pessoas são muito organizadas, mas a maioria dos portadores de TDAH, por natureza, não o são. Além da dificuldade de organização dos pensamentos, há dificuldade para se criar e manter um sistema organizacional necessário para o estudante estar em dia com suas obrigações. Na prática o que acontece é que o aluno não usa um sistema de agenda, ou não anota nela as tarefas, o que deve ser levado na escola, os trabalhos a serem entregues em curto prazo. Às vezes ele faz a lição e esquece em casa. Outras vezes, não sabe qual é a lição. Esquece as datas das provas, não se lembra de estudar a matéria...

 

 O QUE PODE SER FEITO:

 

- Certifique-se que o aluno está usando uma agenda, escrevendo nela a tarefa e checando a agenda antes de ir para escola no dia seguinte.

 

- Para trabalhos que serão entregues em datas muito distantes, fazer anotação na agenda 3 dias antes e na véspera do vencimento do prazo.

 

- No dia em que não houver lição, faça o aluno se certificar que escreveu que determinada matéria não tem lição.

 

- Ensine o aluno a anotar as orientações usando palavras-chaves. Não exija que ele escreva "resolver os problemas de matemática das páginas 11, 12 e 13 para amanhã". Aceite "matem. 11-13"

 

- Ensine o aluno a anotar pensamentos que estejam desviando sua atenção, para retornar a eles no seu tempo livre.

 

- Fornecer para o aluno e para a família as rotinas das aulas, das lições, provas e trabalhos.

 

- colocar na internet a lição de cada dia, bem como os calendários da semana e do mês.

 

- ensinar que cada objeto tem seu lugar para ser guardado, incluindo folhas avulsas que vão e voltam da escola.

 

- ensine a criança a organizar a mesa de trabalho, deixando nela apenas o material que será usado.

 

- Peça para o aluno colocar os papéis que vão da escola para casa em uma pasta de uma cor e os que vão da casa para escola em outra cor.

 

- Use cores diferentes para matérias ou assuntos diferentes.

 

- Peça para o aluno grifar com marcadores de texto coloridos os pontos importantes a serem lembrados.

 

- mantenha contato frequente com os pais. Assim você pode ajudar no momento real e não apenas dar uma informação negativa quando já é tarde demais.

 

- Ensine aos alunos se perguntarem ao final da aula: "estou levando tudo o que preciso para casa?"

 

 

Back to top