Editorial

Caros cidadãos da Comunidade Aprender Criança,

Editar o boletim Notícias do Cérebro é sempre uma grande satisfação! São vários e brilhantes colaboradores como a Profa. Valeriana Moura Ribeiro, o Dr. Mauro de Almeida, a equipe do Instituto Glia e tantos outros. Trata-se de um verdadeiro fórum, aberto a todos, para divulgação de seus trabalhos e ideias como é também agora a nossa rede social da COMUNIDADE APRENDER CRIANÇA, o brain4child que já conta com mais de 300 membros participantes e quatro grupos de discussão: Casa da Inclusão, Dislexia, Transtorno do Espectro Autista, Neurociência da Educação e o mais novo, O Cérebro e a Meditação. Participe você também, uma oportunidade gratuita de capacitação!

Leia mais

AVC pode acontecer em qualquer idade

O grupo de pesquisa Anormalidades Neurovasculares na Infância e Adolescência, UNICAMP/CNPq, motivado em conscientizar no Brasil o AVC na Infância e Adolescência, está se propondo a desenvolver ações efetivas e duradouras.

Leia mais

  • Escrito por National Scientific Council on the Developing Child, traduzido e revisado por Altea Di, Carolina Queiroz Pinheiro e Camila Barros Soares
  • Categoria: Edição 39 - abril 2015

Apoio e estímulo de habilidades de Resiliência na criança e no adolescente

A Questão

A prosperidade futura de qualquer sociedade depende de um investimento contínuo no desenvolvimento saudável da próxima geração. A conexão bem documentada entre primeiras experiências adversas e uma ampla gama de problemas de custo, como menor rendimento escolar e as taxas mais elevadas de comportamento criminal e doenças crônicas, coloca em evidência a extensão em que a redução dos encargos de adversidade significativa sobre as famílias com crianças pequenas deve ser uma parte crítica do investimento. Dito isso, podemos observar que nem todas as crianças expostas a situações estressantes experimentam consequências danosas.

Leia mais

Back to top