Editorial

Olá Comunidade Aprender Criança!

Depois de um ano de muito trabalho com a quinta edição do Congresso Aprender Criança e lançamento da Cartilha da Inclusão Escolar, retomamos nossas atividades com o boletim Notícias do Cérebro, sempre trazendo novidades e muita informação em Neurociência da Educação.

A grande novidade é o lançamento do brain4child a rede social da COMUNIDADE APRENDER CRIANÇA, um espaço de acesso gratuito que a partir de agora vai permitir a todos os cidadãos:

  • O acesso permanente a muita informação e oportunidades de capacitação numa rede social do tipo FB em que centenas de profissionais das áreas de Educação e Saúde trocam experiências e conhecimentos.
  • Oportunidade de publicar comentários, experiências pessoais, dúvidas, textos, vídeos e imagens.
  • Ter seu perfil, amigos, caixa postal (inbox) e outros recursos.
  • Participar de grupos de estudo, debates e outros eventos.

Nesse momento mais de 200 cidadãos da COMUNIDADE APRENDER CRIANÇA já estão participando de quatro grupos de estudo: Neurociências da Educação, Casa da Inclusão, Dislexia e Transtorno do Espectro Autista. E novos grupos estão para ser criados, como o “Cérebro e Meditação” e o “Cérebro em movimento”. Que tal você entrar e dar sugestões, quem sabe coordenar um dos grupos?

E mais ainda nessa edição do Notícias do Cérebro:

  • Artigo da equipe do Instituto Glia “Conversando sobre Dislexia”;
  • Resultados preliminares do Projeto Escola da Diversidade com estimativas alarmantes sobre funções executivas na população infantil brasileira contidas em estudo submetido à publicação (Executive functions, mental health and school performance in preadolescent children: a population-based study. Arruda, MA; Mata, MF; Arruda, R. 2015);
  • Vídeo especialmente legendado para a COMUNIDADE, “Um cérebro feliz”. Produzido pelo Dr. Amit Sood Professor da Faculdade de Medicina da Mayo Clinic, o vídeo mostra aspectos biológicos, clínicos e práticos, para o dia a dia, sobre como as experiências negativas interferem no funcionamento cerebral e no nosso comportamento, bem como as positivas como empatia e gratidão. O vídeo, através de desenho animado, torna-se muito didático e de oportuna intervenção com crianças e adolescentes.

Para finalizar, convidamos você para um dos grandes eventos de 2015, o II IBNequinho (Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento), a ser realizado em Salvador de 21 a 23 de maio com o tema: “CUIDANDO DA PRIMEIRA INFÂNCIA”. Eu estarei lá e você?

Nos vemos no brain4child!

Back to top