VqV, vamos que vamos participar do levantamento da inclusão em nosso país!

Terminou o Aprender Criança 2.014.

Se você esteve lá, conheceu a Cartilha de Inclusão Escolar “ao vivo” e agora já sabe que temos um instrumento real de 121 recomendações inclusivas para uso em sala de aula. Além disso, todas as escolas que se inscreverem no programa poderão fazer uso dessas recomendações, além de realizar um levantamento da real situação da sua instituição no que tange à inclusão. E isso pode ser feito por todos os membros da Comunidade, hoje mais de 5 mil profissionais de Saúde e Educação em todo o Brasil!!!

Se você não foi ao Aprender Criança não há problema, já pode baixar gratuitamente a Cartilha a partir de agora no site da COMUNIDADE APRENDER CRIANÇA.

No final deste artigo, além da Cartilha, você encontra para download (totalmente gratuíto) também um questionário com as 121 recomendações e gabarito para que possa avaliar o grau atual de inclusão de sua escola, o que chamamos de Linha de Base da Inclusão Escolar.

Veja como é simples:

Para cada recomendação, você terá 5 alternativas:

- se a sua escola estiver realizando essa recomendação de forma integral, serão atribuídos 04 pontos ao seu escore;

- se estiver realizando apenas parte da recomendação, serão 03 pontos;

- se a escola ainda estiver planejando em inserir essa recomendação no seu dia a dia, serão 02 pontos;

- se a escola não estiver fazendo nada AINDA, não pontuará.

Para clarificar, vamos a um exemplo, utilizando uma das recomendações para deficientes auditivos.

Proposta:

Prover educação bilíngue Libras-Português em escolas bilíngues para crianças

surdas desde a educação infantil até o 1º ciclo do ensino fundamental para

desenvolver competências linguísticas, metalinguísticas e cognitivas, de modo a

permitir a aquisição do Português escrito e, com ela, todo o conteúdo escolar.

Indicador de desempenho:

Minha realidade escolar atual:

(4)   IMPLANTADO TOTALMENTE

(3)   IMPLANTADO PARCIALMENTE

(2)   EM AVALIAÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO

(0) NÃO IMPLANTADO, EMBORA A ESCOLA POSSUA ALUNOS COM ESSAS CARACTERÍSTICAS

(NA) A ESCOLA NÃO POSSUI ALUNOS COM TAIS NECESSIDADES ESPECIAIS

Respondidas todas as questões, você deverá transcrever as respostas para o gabarito que você baixa na mesma área de download. No final do mês de setembro, o site da Comunidade Aprender Criança já terá uma área para que você passe suas respostas do gabarito para o nosso banco de dados.

A equipe de suporte, de posse dos dados, irá emitir  um relatório gerencial para que a sua escola tenha o seu resultado inicial de avaliação. Além disso, mostraremos qual a posição da escola no ranking nacional, mas SEM REVELAR aos demais participantes a sua colocação. Sigilo total, para não gerar constrangimentos. Por que? Porque é fundamental que as respostas sejam absolutamente fidedignas à realidade.

Em setembro e outubro de 2.015, cada escola participante responderá novamente seu envolvimento em cada recomendação e teremos condições de enviar um novo relatório, mostrando o crescimento (ou não) tanto no escore geral, quanto em cada NEE, além da nova posição no ranking.

E assim, ano a ano, vamos conhecer todos os esforços que as escolas brasileiras estão implantando para o real crescimento da inclusão no Brasil.

Legal, né?

Agora é com você! Com vocês! Com todos nós!

 

Equipe de Mobilização

Cartilha de Inclusão Escolar

Instituto Glia

“Crianças são como borboletas ao vento...
Algumas voam rápido, algumas voam pausadamente,
mas todas voam do seu melhor jeito.
Cada uma é diferente, cada uma é linda e cada uma é especial.”

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