Já para a cama!

Image E a criançada em casa, dormindo bem? Ou será que também nessas férias vão trocar os dias pelas noites? Você pode até dormir com essa e dizer que é tudo normal, que hoje os tempos são outros, que as crianças não conseguem dormir cedo ou que esse é o único horário que você tem para ficar com eles, mas vimos aqui e é bom lembrar, que várias pesquisas atuais comprovam que maus hábitos de sono, práticas educacionais flexíveis e a presença de mídia eletrônica no quarto da criança estão relacionados com menores habilidades de atenção e pior desempenho escolar.

O relógio biológico, calibrado em nosso cérebro ao longo de milhões de anos de evolução da nossa espécie, por decreto da garotada, foi nos dias de hoje ajustado para hábitos notívagos. Dessa forma eles ficam acordados com seus games, teclando no MSN ou no Orkut, assistindo a vídeos na TV ou no computador, até a hora que o sono chegar. Essa hora pode muito bem ser adiada, especialmente com alguns tragos de cafeína, presente em refrigerantes e chocolate, e aí é só esperar a madrugada chegar.

As evidências atuais apontam que nossos avós estavam certos, criança tem que dormir cedo e dormir bem, pelo menos 9 horas por noite, o adolescente um pouco mais.

Vejamos algumas recomendações do Instituto Nacional de Saúde dos EUA, baseadas em evidências científicas, sobre higiene do sono na infância e adolescência:

  • 1) Estabeleça horários regulares para dormir e despertar;
  • 2) Evite atividades que estimulem a vigília após o jantar como internet, games, TV, celular e discussões;
  • 3) Estabeleça uma rotina de relaxamento na hora de deitar como um banho morno, leitura ou alongamento;
  • 4) Exercício físico pode ajudar o sono desde que realizado antes das 17 horas, após esse horário é excitante e pode atrapalhar;
  • 5) O quarto deve ser bem ventilado, escuro, silencioso e de temperatura confortável, significa dizer: “Tire a TV, os games e o computador do quarto dos seus filhos e não esqueça de desligar seu celular”;
  • 6) Cama na infância é só para dormir, não foi feita para fazer lições ou brincar...;
  • 7) Uma soneca após uma manhã inteira de aulas pode ajudar a consolidar a memória declarativa (relacionada a fatos e eventos);
  • 8) Assegure exposição adequada à luz natural para o ajuste natural do relógio biológico (ciclo sono-vigília), significa dizer que eles devem ir dormir ao escurecer e acordar ao amanhecer;
  • 9) Não deixe que usem cafeína (café, refrigerantes, chá preto e chocolate) após às 17 horas.
  • Deseje bons sonhos aos seus filhos e netos, se também se esforçarem, as boas notas virão!
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