Congresso Aprender Criança 2012

Programa e palestrantes do Congresso Aprender Criança 2012

Sexta-feira (31/08/2012)

Abertura
Marco Antônio Arruda e Mauro de Almeida (Instituto Glia)

O que penso sobre INCLUSÃO...

Coordenação: José Hércules Golfeto

Introdução ao Debate
José Hércules Golfeto (USP - Ribeirão Preto)
Maria Valeriana Moura Ribeiro (UNICAMP)
Fernando Capovilla (USP - SP)
Sylvia Ciasca (UNICAMP)
Mauro Muskat (NANI - UNIFESP)
Mauro de Almeida (Instituto Glia)

Desmitificando a INCLUSÃO com base em evidências científicas - 1

Coordenação: Sônia Maria Motta Palma e Marco Antônio Arruda

De crianças e adolescentes com Deficiência Auditiva
Fernando Capovilla (USP - SP)

De crianças e adolescentes com Deficiência Visual
Francisco José Lima (UFPE)

De crianças e adolescentes com Deficiência Motora
Carla Andrea Caldas & Leanne M. L. Vieira (USP - Ribeirão Preto)

De crianças e adolescentes com Deficiência Intelectual
Mauro Muskat (NANI - UNIFESP)

De crianças e adolescentes Talentosos
José Aparecido da Silva (USP - Ribeirão Preto)

Das Neurociências para a Sala de Aula
Flávia A. Giacomini (UNAERP - Ribeirão Preto) Ana Paula Menossi

Debate

O Brasil fugiu da Escola?
Sérgio Kodato (USP - Ribeirão Preto)

O valor econômico das funções cognitivas
José Aparecido da Silva (USP - Ribeirão Preto)

 

Sábado (01/09/2012)

Desmitificando a INCLUSÃO com base em evidências científicas - 2

Coordenação: Sônia Maria Motta Palma e Marco Antônio Arruda

Diagnóstico e Tratamento do TDAH no Brasil: mitos e fatos
Marco Antônio Arruda (Instituto Glia)

Incluindo crianças e adolescentes com TDAH: a experiência americana
Vera Joffe (Flórida - EUA)

Incluindo crianças e adolescentes com TDAH: uma abordagem prática para a realidade Brasileira
Paulo Junqueira (Jundiaí)

Incluindo crianças e adolescentes com Síndrome de Asperger
Vera Joffe (Flórida - EUA)

Incluindo crianças e adolescentes com Dislexia
Sylvia Ciasca (UNICAMP)

Incluindo crianças e adolescentes com Discalculia
José Alexandre Bastos (Faculdade de Medicina de S. J. Rio Preto)

Das Neurociências para a Sala de Aula
Juliana Lautenschlaeger e Rosária Andrade (Escola Verde - Santos)

Incluindo com a ajuda da Neuroeducação - 1

Coordenação: Sônia Maria Motta Palma e Marco Antônio Arruda

Applying the developments of Neuroscience to improve children’s attention and memory in the digital age
(Aplicando os avanços das Neurociências para melhorar a atenção e memória das crianças na era digital)
Judy Willis (Universidade da Califórnia em Santa Bárbara - EUA)

Teoria da Mente e Metacognição como ferramentas para a aprendizagem
Mauro Muskat (NANI - UNIFESP)

Using brain research to promote emotional and engaged learning for school success
(Utilizando as pesquisas em Neurociências para promover o sucesso escolar através da emoção e empenho na aprendizagem)
Judy Willis (Universidade da Califórnia em Santa Bárbara - EUA)

Inclusão Ampla, Total e Irrestrita
Marco Antônio Arruda

Preparing children’s brains for 21st century success
(Preparando o cérebro infantil para o sucesso no século 21)
Judy Willis (Universidade da Califórnia em Santa Bárbara - EUA)

Desmitificando a inclusão de crianças e adolescentes com Síndrome de Down
Lana C. de Paula Bianchi (Faculdade de Medicina de S. J. Rio Preto)

Das Neurociências para a Sala de Aula
Juliana Lautenschlaeger e Rosária Andrade (Escola Verde - Santos)

Debate

Domingo (02/09/2012)

Incluindo com a ajuda da Neuroeducação - 2

Coordenação: Sônia Maria Motta Palma e Marco Antônio Arruda

Vocabulário aos 2-3 anos de idade como fator preditivo de desempenho escolar
Miriam Damazio (USP - SP)

Funções executivas e desempenho escolar em crianças e adolescentes com TDAH
Livia de Freitas (Instituto Glia)

Identificando e incluindo crianças e adolescentes com disfunções executivas
Mônica C. Miranda (NANI - UNIFESP)

Incluindo crianças e adolescentes com o Transtorno de Aprendizagem Não Verbal (TANV)
Rita Thompson (Santa Casa de Misericórdia - Rio de Janeiro)

La diferencia entre Trastornos generales y específicos  del Aprendizaje
(A diferença entre transtornos gerais e específicos do aprendizado)
Roberto M. Paterno (Sociedad Iberoamericana de Neuroeducación)

Neuroeducación: aportes indispensables para educar en la diversidad
(Neuroeducação: contribuições indispensáveis para educar na diversidade)
Sandra Torresi (Sociedad Iberoamericana de Neuroeducación)

Das Neurociências para a Sala de Aula
Maria Helena Câmara Pinheiro (UNAERP - Ribeirão Preto)
Flávia A. Giacomini (UNAERP - Ribeirão Preto)

Debate

Encerramento
Mauro de Almeida e Marco Antônio Arruda

 

Back to top