Cartilha do Educador

Cartilha do Educador

“Educando com a ajuda das Neurociências”. O resultado do trabalho voluntário de mais de uma centena de professores por nós treinados que, em campo, entrevistaram pais e professores de mais de 9.000 crianças e adolescentes de 87 cidades e 16 estados brasileiros. Baixe seu exemplar gratuitamente (em PDF)

More...
O que é TDAH?

O que é TDAH?

Um guia sobre crianças e adolescentes com TDAH Baixe seu exemplar gratuitamente (em PDF)

More...
Convite Projeto Glia de Inclusão Escolar

Convite Projeto Glia de Inclusão Escolar

Prezado Professor, Temos a grata satisfação de convidar você e sua escola a participar conosco do Projeto Glia de Inclusão Escolar.

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2014 JoomlaWorks Ltd.

Convite Projeto Glia de Inclusão Escolar

Prezado Professor,

Temos a grata satisfação de convidar você e sua escola a participar conosco do Projeto Glia de Inclusão Escolar.

 Esse projeto inédito e genuinamente brasileiro teve início em 2010 no Congresso Aprender Criança quando iniciamos o processo de elaboração das recomendações da Cartilha da Inclusão Escolar. Lançada a cartilha no Congresso Aprender Criança de 2014 e disponibilizada para download gratuito em nosso site, iniciamos agora a fase de cadastro das escolas interessadas em participar do projeto com o levantamento de seus indicadores de inclusão escolar.

As informações sobre a realidade da inclusão em sua escola serão armazenadas, ano a ano, em um grande banco de dados que ajudará a encontrar soluções eficazes para a realidade de cada escola e com base em evidências científicas. Essas informações permitirão acompanhar a evolução das medidas inclusivas adotadas, embasadas na Cartilha da Inclusão Escolar, bem como posicionar a escola em um ranking nacional de acesso confidencial.

Você terá um espaço exclusivo para postar comentários e dúvidas, trocar experiências e receber assessoria gratuita da equipe do Instituto Glia e todos os consultores envolvidos na elaboração da Cartilha da Inclusão Escolar.

As escolas participantes do Projeto Glia de Inclusão Escolar terão a oportunidade de apresentar seus projetos de inclusão no Congresso Aprender Criança 2016, concorrer à premiação dos melhores, bem como receber descontos nas inscrições!

Por onde começar? Essa pergunta talvez esteja na mente de muitos de vocês. Acreditamos que o passo inicial é o de estabelecer o compromisso com a missão de inclusão escolar (COMPROMETER). Essa etapa muitas vezes começa de forma solitária com pais de um aluno, um professor ou outro membro da Comunidade Escolar (CE). A semente, no entanto, logo se espalha e então já são mais pessoas trocando ideias, experiências e sonhos. É esse o momento de consultar mais e mais pessoas até a organização do primeiro encontro. Nessa primeira reunião é importante que se estabeleça a missão e os primeiros passos estratégicos tendo a “Cartilha da Inclusão Escolar, inclusão baseada em evidências científicas” como instrumento de grande valia. O próximo passo é conseguir o apoio da direção da escola para que a missão seja apresentada à CE, entendida como o conjunto de todos os membros envolvidos no processo educacional escolar: alunos, pais, professores, coordenadores pedagógicos, diretor e demais funcionários. Chegamos então ao momento de conhecer melhor a realidade da inclusão na escola em questão (AUDITORAR). Quantos alunos apresentam necessidades educacionais especiais (NEE)? Quais são as suas necessidades para que definitivamente sejam incluídos naquela escola? Quantos e quais alunos apresentam dificuldades e ainda não foram adequadamente avaliados por equipe multiprofissional? Quais recursos a escola, pública ou privada  dispõe para esse processo de inclusão? Qual o grau de capacitação em educação especial dos docentes e outros funcionários? E assim por diante.

Para esse levantamento é útil o uso do formulário de inclusão escolar que pode ser baixado no site. Esse formulário deve ser cuidadosamente preenchido por você e sua equipe de inclusão escolar antes de cadastrarem sua escola no projeto. Com o cadastro feito você repassa as respostas para o formulário eletrônico do site, completando assim as informações necessárias para sua escola participar desse grande projeto.

Para as outras etapas do Projeto Glia de Inclusão Escolar, PLANEJAR, ORGANIZAR, CAPACITAR, IMPLANTAR, MONITORAR e APRIMORAR, você contará com a assessoria de renomados profissionais que voluntariamente participaram da organização da Cartilha da Inclusão Escolar, bem como da equipe do Instituto Glia.

Destarte, entregamos a você professor, o Projeto Glia de Inclusão Escolar com o firme propósito de colaborar para o aprimoramento da inclusão escolar em nosso país e com a certeza permanente de poder contar com você lado a lado conosco nessa missão, missão de construção de uma sociedade solidária e com acesso universal à Educação de alta qualidade.

Marco Antônio Arruda e Mauro de Almeida
Instituto Glia

ACESSAR O FORMULÁRIO

FAZER O DOWNLOAD DA CARTILHA, QUESTIONÁRIO E GABARITO

Back to top