Cartilha do Educador

Cartilha do Educador

“Educando com a ajuda das Neurociências”. O resultado do trabalho voluntário de mais de uma centena de professores por nós treinados que, em campo, entrevistaram pais e professores de mais de 9.000 crianças e adolescentes de 87 cidades e 16 estados brasileiros. Baixe seu exemplar gratuitamente (em PDF)

More...
O que é TDAH?

O que é TDAH?

Um guia sobre crianças e adolescentes com TDAH Baixe seu exemplar gratuitamente (em PDF)

More...
Convite Projeto Glia de Inclusão Escolar

Convite Projeto Glia de Inclusão Escolar

Prezado Professor, Temos a grata satisfação de convidar você e sua escola a participar conosco do Projeto Glia de Inclusão Escolar.

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2014 JoomlaWorks Ltd.

Bem-vindo(a) ao Aprender Criança !

A primeira comunidade acadêmica no Brasil dedicada ao aprimoramento do ensino e aprendizado através dos avanços nas pesquisas sobre o cérebro.

ImageA Comunidade APRENDER CRIANÇA foi idealizada com o objetivo de integrar Educadores e Neurocientistas (pesquisadores do cérebro) na busca de soluções que aprimorem o ensino e o aprendizado em todos os níveis. Educadores e Neurocientistas apresentam muitas características em comum.

Os Neurocientistas estão se aprofundando cada vez mais nos domínios do que sempre foi o objeto de trabalho dos Educadores, o cérebro da criança. Saber como no cérebro se processa o aprendizado, a memória, o desenvolvimento emocional, a linguagem, os talentos e deficiências, etc. é tarefa de importância seminal não apenas para Educadores e Neurocientistas, mas, sobretudo, para a Humanidade.

Nesse contexto é que surge a NEUROEDUCAÇÃO, um novo ramo da Ciência que tem como objeto de estudo a Educação e o Cérebro, entendido como um órgão social que pode ser modificado pela prática pedagógica.

Um grande avanço das pesquisas em Neurociências vem ocorrendo na última década em decorrência das novas tecnologias que permitem aos cientistas avaliar o cérebro sob demanda, em funcionamento, como o PET, o SPECT e a RMN funcional. No entanto, essas descobertas quando publicadas em revistas especializadas não vêm acompanhadas de um manual que permita ao Educador utilizá-las no seu dia-a-dia em sala de aula.

Esse esforço cuidadoso de tradução das descobertas nos laboratórios de pesquisa para a Escola e o Educador é o desafio da COMUNIDADE APRENDER CRIANÇA e o nosso compromisso com você.

O desafio decorre da responsabilidade da missão, transferir os conhecimentos dos Neurocientistas para a sala de aula sem o envolvimento e a expertise dos Educadores pode provocar a aplicação prematura e inadequada dos dados científicos e o insucesso da desejada integração das duas áreas.

Nesse trabalho cooperativo o Educador também terá seus desafios, como, por exemplo, estabelecer padrões para avaliar e aceitar novos métodos de ensino e ajustes curriculares.

Os Educadores e Neurocientistas não podem perder a oportunidade que o momento histórico apresenta, aprimorar o ensino e as escolas guiando os Educadores através de um caminho hoje bem pavimentado pela Ciência.

Esperamos que a COMUNIDADE APRENDER CRIANÇA cumpra sua valiosa missão colaborando para a chegada de um tempo em que todo estudante, em sua diversidade de habilidades e dificuldades, seja contemplado com a vanguarda do conhecimento sobre o cérebro, pois só assim “nenhuma criança ficará para trás”!

A Comunidade Aprender Criança inicia, através de boletins eletrônicos chamados NOTÍCIAS DO CÉREBRO, um trabalho de educação continuada, gratuita e via internet, abordando temas em Neurociências relacionados à Neuroeducação ("Neuropedagogia", " Ensino Baseado no Cérebro" ou "Aprendizado Baseado no Cérebro").

Estes boletins levarão até você atualidades da sua área, resumos de trabalhos científicos recentemente publicados, resenhas de livros e congressos nacionais e internacionais, além da opinião de expertos em Educação e Neurociências. 

Para receber o boletim NOTÍCIAS DO CÉREBRO gratuitamente em seu email, clique aqui.

Back to top