Cartilha do Educador

Cartilha do Educador

“Educando com a ajuda das Neurociências”. O resultado do trabalho voluntário de mais de uma centena de professores por nós treinados que, em campo, entrevistaram pais e professores de mais de 9.000 crianças e adolescentes de 87 cidades e 16 estados brasileiros. Baixe seu exemplar gratuitamente (em PDF)

More...
O que é TDAH?

O que é TDAH?

Um guia sobre crianças e adolescentes com TDAH Baixe seu exemplar gratuitamente (em PDF)

More...
Convite Projeto Glia de Inclusão Escolar

Convite Projeto Glia de Inclusão Escolar

Prezado Professor, Temos a grata satisfação de convidar você e sua escola a participar conosco do Projeto Glia de Inclusão Escolar.

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2014 JoomlaWorks Ltd.

O que é TDAH?

Article Index

 

Salvar a vida de crianças numa sala de emergências, na UTI ou no centro cirúrgico é uma experiência marcante na vida de um médico.

Não menos intensa é a sensação de modificar a trajetória de crianças e adolescentes fadados ao insucesso. Ocorre que o sentido da vida não se esgota na percepção momentânea de estar vivo, mas, sobretudo, de viver, e viver plenamente. É muito gratificante estudar, atender e tratar crianças e adolescentes com TDAH, o tratamento medicamentoso e as intervenções são muito eficazes.

Neste livro, fica evidente a importância da participação ativa de pais e mestres no tratamento dos seus filhos e alunos com este transtorno. Esta participação compreende não apenas o conhecimento da origem neurobiológica dos sintomas e do impacto do TDAH, mas também a intervenção através de estratégias aqui propostas.

Marco Antônio Arruda, 44 anos, nascido em São Paulo, capital, formou-se médico pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto em 1985. Fez residência médica em Neurologia e Neurologia da Infância e Adolescência no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (Universidade de São Paulo) de 1985 a 1990. Nesta distinta instituição de ensino obteve os títulos de Mestre em Medicina em 1994 e de Doutor em Neurologia em 1999. É membro titular da Academia Brasileira de Neurologia, da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e da Associação Brasileira de Déficit de Atenção, entre outras sociedades médicas. Foi ganhador de prêmios nacionais de pesquisa, atua na pós-graduação como orientador e examinador, é membro do conselho editorial de revistas científicas nacionais e internacionais e profere palestras em eventos científicos no Brasil e no exterior.

Se fosse preciso definir TDAH em uma frase poderíamos dizer que é um transtorno mental crônico, multifatorial, neurobiológico, de alta frequência e grande impacto sobre o portador, sua família e a sociedade e caracterizado por dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade que se combinam em graus variáveis e têm início na primeira infância, podendo persistir até a vida adulta.

Difícil entender?

Se fosse preciso definir TDAH em uma frase poderíamos dizer que é um transtorno mental crônico, multifatorial, neurobiológico, de alta freqüência e grande impacto sobre o portador, sua família e a sociedade e caracterizado por dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade que se combinam em graus variáveis e têm início na primeira infância, podendo persistir até a vida adulta.

Difícil entender?

Neste e nos próximos capítulos, justificaremos cada uma destas afirmações e você verá que não é tão difícil como se apresenta.

Back to top