Cartilha do Educador

Cartilha do Educador

“Educando com a ajuda das Neurociências”. O resultado do trabalho voluntário de mais de uma centena de professores por nós treinados que, em campo, entrevistaram pais e professores de mais de 9.000 crianças e adolescentes de 87 cidades e 16 estados brasileiros. Baixe seu exemplar gratuitamente (em PDF)

More...
O que é TDAH?

O que é TDAH?

Um guia sobre crianças e adolescentes com TDAH Baixe seu exemplar gratuitamente (em PDF)

More...
Convite Projeto Glia de Inclusão Escolar

Convite Projeto Glia de Inclusão Escolar

Prezado Professor, Temos a grata satisfação de convidar você e sua escola a participar conosco do Projeto Glia de Inclusão Escolar.

More...

Marco Antônio Arruda

CREMESP 55.157

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://lattes.cnpq.br/2126629120184479

Médico graduado na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto em 1985.

Especialista em Neurologia e Neurologia da Infância e Adolescência pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRPUSP) (período de 1986 a 1989). Mestre em Neurologia pela FMRPUSP em 1994.

Doutor em Neurologia pela FMRPUSP em 1999.

Foi um dos pioneiros no estudo das cefaleias na infância em nosso país. Em 1989, criou o Ambulatório de Cefaleia na Infância do HCFMRPUSP, sendo este o primeiro ambulatório no gênero na América Latina. Neste ambulatório desenvolveu numerosas pesquisas, conduziu sua dissertação de Mestrado e sua tese de Doutorado. Supervisionou os residentes da Neurologia Infantil neste ambulatório até o ano de 2004. Desde 2000 é membro do comitê de cefaleia na infância da International Headache Society. Foi diretor executivo da Sociedade Brasileira de Cefaleia de 1997 a 2001 e de 2008 a 2010 e da Asociación Latinoamericana de Cefaleas de 2004 a 2006.

É membro titular da Academia Brasileira de Neurologia, da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil, da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil, da Sociedade Brasileira de Cefaleia, da Associação Brasileira de Déficit de Atenção, da International Headache Society e da IMBES (International Mind, Brain and Education Society).

Em 2006 publicou seu primeiro livro "Levados da Breca, um guia sobre crianças e adolescentes com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade”.

Em 2009 publicou juntamente com o Professor Vincenzo Guidetti (Universidade La Sapienza de Roma) o livro Cefaleias na Infância e Adolescência, o primeiro livro sobre o tema em língua Portuguesa.

É diretor do Instituto Glia de Ribeirão Preto onde tem sua clínica privada atuando nas áreas de Neurologia da Infância e Adolescência desde 1990.

Em 2006 criou a Comunidade Aprender Criança (www.aprendercrianca.com.br), uma comunidade acadêmica, virtual e gratuita que tem a missão de desenvolver no Brasil a interface entre as Neurociências e a Educação. Atualmente encontram-se registrados nessa comunidade cerca de 4.500 cidadãos sendo 81% deles professores da rede de ensino pública e privada.

Em 2009 conduziu o "Projeto Atenção Brasil, um retrato atual da criança e do adolescente Brasileiro" que representa um dos mais amplos estudos já realizados em nosso país com uma amostra de mais de 6 mil crianças e adolescentes de 87 cidades e 18 estados Brasileiros. O Projeto Atenção Brasil teve como principais objetivos de estudo a investigação de fatores de risco e proteção em Saúde Mental e Desempenho Escolar e estudos de prevalência de cefaleias, bullying e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Autor e coautor de 32 publicações em periódicos nacionais e internacionais indexados e de alto impacto.

Foi vencedor de concursos de pesquisa de âmbito nacional e internacional (Prêmio Edgard Rafaelli Junior da Sociedade Brasileira de Cefaleia em 2011; Melhor pôster no 3rd. International Congress daWorld Federation of Attention Deficit Hyperactivity Disorder realizado em Berlim em 2011; Prêmio Wilson Farias da Silva da Sociedade Brasileira de Cefaleia em 2009; Prêmio Edgard Rafaelli Júnior da Sociedade Brasileira de Cefaleia em 2000; Terceiro lugar do Concurso de Temas Livres do VIII Curso de Educação Continuada em Neurologia e Neurocirurgia de Ribeirão Preto do Centro Médico de Ribeirão Peto em 1997; e Segundo e terceiro lugares do Prêmio Glaxo e Academia Brasileira de Neurologia de pesquisa em enxaqueca).

Coordenou a elaboração e publicação da "Cartilha do Educador: educando com a ajuda das Neurociências" que já totaliza hoje mais de 30mil downloads e pode ser baixada gratuitamente no site www.aprendercrianca.com.br.

Back to top